CONVERSAS

Desenhos ao serão durante um "Drink and Draw".
Desafio de Joana Mosi

Francisco Lança

Paula Soares

joana Mosi

Joana Mosi

Joana Mosi


António Procópio

PASSADO AEI: CONVERSA COM JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Tivemos o prazer de conversar com o fotojornalista José Manuel Ribeiro. 
Em 1982, iniciou a sua carreira profissional, trabalhou na agência LUSA, Jornal Público e Agência Reuters. Atualmente é colaborador da Agence France Press, Global imagens e da GlobalEyemages.






CONVERSA COM PENIM LOUREIRO:BANDA-DESENHADA? AGORA A SÉRIO, O QUE FAZES?


Foi em Setembro que recebemos o artista de Banda-Desenhada, Penim Loureiro, para uma conversa que antecedeu a edição do seu último álbum, "Reportagem Especial".

Penim (esq.) ouve a também desenhadora Dina Domingues
À volta de uma mesa cheia de livros, Penim falou sobre este género literário de uma forma geral, descrevendo as principais escolas, com exemplos que acompanharam a conversa, livros que andaram de mão em mão.

A tarde foi marcada pela informalidade, pela proximidade que a mesa ao redor da qual todos se sentaram permitiu, mas também pela forma desprendida com que o nosso convidado partilhou experiências e pela disponibilidade para conversar que o autor revelou, sempre sem evitar perguntas ou temas.

Penim mostra alguns esboço
O mais agradável foi mesmo não se ter limitado a cumprir um programa: trazia o tema da BD bem trabalhado, mas quem esteve presente, também teve oportunidade de saber mais sobre o percurso deste brilhante desenhador, que é também um excelente conversador, conclusão a que já tínhamos chegado por altura da entrevista que nos concedeu.

F. Lança (esq.) e F. Rui (dir.)
É importante dizer também que, embora o cartaz anunciasse a vinda de mais dois convidados que colaboraram no último trabalho do Penim, Bruno Pinto e Quico Nogueira (argumentista e colorista, respectivamente), não foi possível marcarem presença, com muita pena nossa.

No entanto, tivemos entre os participantes os também desenhadores e ilustradores Dina Domingues, Francisco Lança e Fernando Rui. Este último está actualmente a trabalhar num projecto de banda-desenhada ainda sem edição prevista, mas cujo argumento e desenho foram sendo aprimorados com acompanhamento do nosso convidado especial, numa formação desenvolvida no Museu Bordalo Pinheiro.

Tivemos também a visita especial de António Galambas, autor do programa  de rádio "1717", que era emitido na Rádio Clube de Mafra, mas cuja emissão foi entretanto suspensa.

No final do dia, ficou apenas o amargo de não terem sido disponibilizados livros do autor para aquisição, mas esperamos poder ter nas mãos o título mais recente muito em breve!




Coordenação: José Imaginário e Francisco Lança
 Texto: José Imaginário
 Fotografia: Joana Imaginário

*********************************************************************************

Conversa com João Saldanha: Uma aventura no oriente


No dia 6 de Fevereiro de 2016 o Arte Estúdio Imaginário recebeu o ilustrador de automóveis clássicos João Saldanha para uma Conversa no Lagar. Foi a propósito de uma viagem do artista ao oriente (então, ainda muito recente) que estreámos este modelo de palestra, que muito apreciamos.

1ª edição Conversa no Lagar - João Saldanha
Na sessão pretendia-se uma experiência dinâmica, graças à proximidade gerada pela forma de apresentação, semelhante ao de um encontro de amigos que partilham 
 fotografias de um álbum de férias.

Quanto ao João, revelou um discurso muito solto, surpreendendo pela forma descontraída como descreveu a sua experiência como ilustrador de carros clássicos em termos gerais e a sua viagem, em particular. A surpresa deveu-se à sua personalidade discreta, a que já nos habituou.

Com recurso a uma apresentação em Powerpoint preparada por si, conseguiu abrir a porta para uma área que, muito provavelmente era, até então, desconhecida para a maioria do público presente neste encontro.

1ª edição Conversa no Lagar - João Saldanha


António Procópio e João Saldanha

A sua área de formação é o Design de Equipamento mas, actualmente, dedica a maior parte do seu tempo a responder às encomendas de desenhos que lhe chegam de diferentes partes do mundo.

Os seus clientes querem ver os seus automóveis clássicos desenhados pela mão cada vez mais treinada do João Saldanha.


1ª edição Conversa no Lagar - João Saldanha

Tem sido presença habitual em várias exposições dedicadas a este tema e o seu trabalho pode ser acompanhado na sua página oficial de Facebook, ClassicCarIllustration.

Para além do desenho, o João regista também a sua paixão automobilística através da fotografia.

Este encontro teve mais tarde seguimento ao juntar o Arte Estúdio Imaginário à organização de passeios de automóveis clássicos de Mafra, MafraClássicos, por ocasião do seu 6º aniversário.

Sobre esse encontro, partilharemos também um registo da actividade, com texto e imagens recolhidas nos locais por onde o desfile de clássicos passou.



https://pt-pt.facebook.com/ClassicCarIlustration/



Coordenação: Joana Imaginário
Texto: José Imaginário
 Fotografia: Pedro Dinis e Agostinha Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário